Vereadores debatem estragos e prejuízos causados pelas fortes chuvas caídas nesta cidade.

por adm publicado 27/05/2022 15h20, última modificação 27/05/2022 15h20
A Câmara Municipal, através de seus parlamentares promoveu nesta sexta-feira (27), durante a realização da Sessão Ordinária, um grande debate referente aos estragos e prejuízos causados pelas fortes chuvas caídas nesta cidade, durante esses últimos dias, onde deixou muitas ruas alagadas, intransitáveis, residências inundadas e muitas famílias desabrigadas.
Ainda durante a Sessão, foi lido e encaminhado para as Comissões Competentes, o Projeto de Lei 03/2022 de autoria do Poder Executivo Municipal que altera os valores vencimentais das tabelas em vigor referentes ao Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração do quadro de pessoal rede pública municipal de ensino deste município, assim como, o Projeto de Lei nº 02/2022 de autoria do vereador Albino Junior(PL), a qual dispões sobre a mudança da Rua Projetado nº 15, para que passe a se chamar de Rua Adelson Clementino da Silva, o qual também foi encaminhado as referidas as comissões .
Durante a facultação da fala dos parlamentares na Tribuna Livre, o primeiro a usar foi o vereador Jacson Miguel, o qual iniciou indagando ao Presidente deste Poder Legislativo o motivo do seu Projeto de Lei, o qual se refere a PEC ora aprovada pelo Congresso Nacional e que segundo Jacson Miguel ainda não foi posto em pratica pelo Poder Executivo Municipal ter ser lido e encaminhado para as Comissões.
O vereador Lucas Oliveira(DEM), ao usar a Tribuna, solicitou da Mesa Diretora que solicitasse do Poder Executivo Municipal, o envio de um Projeto de Lei em caráter de urgência, o qual proporcionasse um auxilio emergencial as pessoas carentes vítimas das últimas chuvas caídas neste município, para que as mesmas pudessem ter condições de reparar alguns danos causados.
Lucas parabenizou a Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e também aos Bombeiros Civis pelos trabalhos realizados e pela disponibilidade com que tiveram durante estes dias em que as chuvas caídas prejudicaram e deixaram muitas pessoas desabrigadas nesta cidade, as quais muitas delas receberam o apoio e a ajuda dessas órgãos e pessoas acima citadas.
O vereador Alex Viana(PTB), ressaltou a necessidade da apresentação do Projeto de Lei de autoria do seu colega parlamentar Jacson Miguel, por parte deste Legislativo para o mesmo possa ser lido na próxima Sessão e posteriormente ser encaminhado para as Comissões Competentes.
Finalizou se solidarizando com todas as vítimas da chuvas neste município.
O vereador Tito(DEM), comentou sobre o sofrimento de várias famílias atingidas pelas chuvas, informando que presenciou in loco todo sofrimento de algumas destas famílias, as quais foram obrigadas a abandonar suas casas, e perderem alguns bens. Tito, cobrou do Governo Municipal medidas preventivas para minimizar ou evitar esse sofrimento por parte destas famílias, uma vez que todo período de chuvas intensas os problemas são os mesmos e continuarão, caso não haja uma medida séria e de prevenção, principalmente nas áreas de riscos.
O Vereador Albino Junior(PL), iniciou sua fala abordou a questão a necessidade do cumprimento do pagamento do Piso Salarial dos Agentes de Saúde por parte do Município em virtude da aprovação da PEC no Congresso Nacional. Falou ainda, da falta de segurança, a qual está proporcionando vários assaltos e furtos nesta cidade, sugerindo a Mesa Diretora um entendimento junto ao Comando da Policia Militar para solucionar este problema que vem preocupando por demais aos moradores desta cidade.
Finalizou se solidarizando com as pessoas que perderam seus bens e ficaram desalojadas durante este dias de chuvas intensas, conclamando ajuda dos poderes constituídos deste município para com essas vítimas.
O vereador Mauá Simplício(PTB), durante a sua fala retratou a situação das pessoas vítimas das chuvas, ressaltando que sempre está reivindicando neste parlamento essas políticas públicas e de prevenções.
Disse que falta comprometimento do Poder Municipal, uma vez que este Poder tem recebido verbas que são direcionadas para proporcionar uma melhor infraestrutura e moradia, principalmente as localidades existentes nesta cidade localizadas em áreas de riscos.
Maua, enfatizou a falta de medidas preventivas por parte do Governo Municipal, onde segundo o mesmo, este parlamento por várias vezes já aprovou Projetos de Leis direcionando recursos para estes fins, e, apesar dos recursos serem liberados os problemas não foram resolvidos e nem foram prestado contas desse recursos, afirmando ainda, que por diversas vezes já solicitou a prestação de contas dos gastos destes e outros recursos realizados pelo gestão atual.
Maua, solicitou da Mesa Diretora a formação de uma Comissão, composta por parlamentares, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações e atividades de infraestrutura realizadas pelo Município, assim como a aplicação de recursos destinados as famílias vítimas de mais uma catástrofe ocasionada pelas chuvas intensas caídas durante estes últimos dias.
Veja a Sessão o video completo da Sessão através das nossas redes sociais ( facebook, youtube e no noso site intitucional www.paripueira.al.leg.br.