Vereadores debatem assuntos referente as vítimas das chuvas neste município.

por adm publicado 03/06/2022 16h45, última modificação 03/06/2022 20h28

 

 

 

Durante a sessão Ordinária realizada nesta sexta-feira(03), o assunto dominante abordado e discutido pelos vereadores foi referente as vítimas das intensas chuvas caídas em todo estado de Alagoas e principalmente neste município, onde deixou muitas famílias desabrigadas e outras que perderam seus pertences devido suas casas serem alagadas, além daquelas que perderam seus próprios imóveis.

Ainda durante a Sessão o Presidente da Mesa Diretora, vereador Carlos Augusto colocou à disposição de todos alguns Projetos de Leis para serem submetidos a votação os quais foram aprovados, sendo o:

Foi encaminhado ao setor Jurídico para os devidos parecer o Projeto de Lei nº 02/2022, de autoria do vereador Carlos Augusto (DEM), o qual dispõe sobre a denominação Rua Pedro Monteiro I, a qual passa a ser chamada de Rua Pedro Pacifico de Barros.

Foram aprovados os pareceres referentes aos Projetos de Leis Nº 07 /2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que Altera valores vencimentais das tabelas em vigor referente ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Paripueira, assim como o de Nº 02//2022 , de autoria do vereador Albino Junior(PL), que Dispõe sobre a mudança de nome da Rua Projetada nº 15, para que passe a se chamar Rua Adelson Clementino da Silva, neste município.

 

Após a leitura das proposições, o Presidente da Mesa Diretora, Carlos Augusto facultou a palavra aos vereadores, onde a mesma foi usada pelo vereador Maua Simplício (PTB), o qual denunciou o descaso da Gestão Municipal para com as famílias vitimadas pelas últimas chuvas caídas, afirmando que trata-se de famílias desabrigadas, que não estão recebendo ajuda e apoio na Secretaria Municipal de Assistência Social, registrando a presença de duas senhora neste Plenário que não foram assistidas pela gestão, afirmando ainda, que a ajuda de entrega de colchoes pela equipe da referida Secretaria está sendo direcionada politicamente, deixando de atender aquelas pessoas que não apoiam a gestão atual, onde taxou essa maneira de ajuda  politiqueira, apontando esta casa Legislativa como culpada também por este desfecho, devido a aprovação de vários Projetos aprovados direcionando recursos financeiros ao Poder Executivo para realizações de obras em várias localidades, as quais não foram executadas e que hoje estão apresentando graves problemas, afirmando que na área do Norte por falta de dragagem do Rio, esta comunidade  está à beira de sofrer inundação devido a uma possível estouro de uma barragem que fica localizado acima da referida localidade.

Maua solicitou mais atuação por parte desta Casa Legislativa, fiscalização e cobrança de aplicação de recursos e dos gastos do município, uma vez que não existe transparência por parte da gestão municipal.

Finalizando, conclamou a presença da população neste Poder Legislativo para acompanhar as Sessões e os trabalhos de todos os vereadores.

O vereador Paulo Dorta (PL), iniciou sua fala prestando solidariedade aos moradores do Campo do Norte e da localidade Angelim, pela tragédia causada pelas intensas chuvas, onde famílias perderam seus bens e ficaram totalmente desabrigadas. Paulo agradeceu a ajuda de todas pessoas, aso bombeiros civis e a equipe da defesa civil, que colaboraram na ajuda da retirada de pessoas das residências alagadas e no transporte de alguns moveis.

O vereador também rebateu a fala do seu colega parlamentar Maua Simplício afirmando que o Poder Executivo está presente junto as famílias que foram vítimas, ajudando no alojamento de quem perdeu sua casa, distribuição de alimentos, colchoes e que essa ajuda está sendo direcionada a todas as vítimas e não apenas a quem está politicamente ligada a gestão atual.

 

O vereador Alex Viana (PTB),, também se solidarizou com todos os paripuerenses vítima da chuvas e informou que as pessoas que não receberam ajuda podem se dirigir a Secretaria Municipal de Assistência Social para realizar o seu cadastro, para que possam ser atendidas pelo município.

Alex cobrou da Mesa Diretora a apresentação do Projeto de Lei do vereador Jacson Miguel

Para que o mesmo possa ser submetido a votação, pois trata-se de assunto importante

Cobrou ainda pela prestação de contas referente a entrega dos ovos de pascoa pela Prefeitura Municipal e quais as pessoas beneficiada, uma vez que esta Casa Legislativa aprovou um Projeto de Lei para este determinado fim e algumas pessoas o procuraram afirmando que não receberam, e que o mesmo teria sido informado que a distribuição foi realizada nas escolas e não nas localidade.

O vereador Lucas Oliveira(DEM), também usou a Tribuna e parabenizou a todos os vereadores, os quais segundo ele, não mediram esforços para ajudar as vítimas das chuvas, realizando assim o seu dever tanto como vereador, como voluntário.

Dirigindo-se as senhoras que estavam no plenário. Afirmou que no final da sessão iria ajudar a solucionar o problema das mesmas buscando junto a Secretaria Municipal de assistência uma maneira de como atende-las e resolverem as suas solicitações.

 

O vereador Tito (DEM), foi outro que ao usar a palavra, onde parabenizou a equipe da Defesa Civil e todos os voluntários que ajudaram no atendimento as vítimas das chuvas na área do Norte e do Angelim e também discordou do seu colega parlamentar Maua Simplício, quando o mesmo falou sobre a ajuda politiqueira que estava sendo realizada pelo Poder Executivo.

 

O vereador Albino Junior(PL), após saudar várias pessoas que estavam presentes nas galerias do Plenário, relatou algumas dificuldades passadas por algumas famílias vítimas das chuvas e enalteceu a ajuda desta Casa Legislativa, através de seus parlamentares, onde disse ter acompanhado todos os esforções e ações realizadas por cada vereador.

Disse também ser impossível o município comtemplar com ajuda a todas as famílias de imediato, uma vez que os danos causados foram extensos e atingiu a inúmeras famílias, porém tem certeza que dentro de um cronograma programada a ajuda chegará a todas as famílias necessitadas.

Antes de finalizar a sessão, o vereador Albino fez uma homenagem ao Alberto Sexta-feira de reconhecimento pelos vários benefícios feito pelo mesmo ao município de Paripueira e que gozava de um grande respeito e carinho entre os paripueirenses.

Albino citou registrou vários cargos ocupados pelo homenageado citando entre outros o de Professor e Diretor da Escola Técnica federal de Alagoas, Vereador por Maceió, Deputado Estadual, além de ter ocupado os cargos de Secretário Estadual de Educação, Esporte e Lazer, Trabalho e Metropolitano, salientando ainda, que o mesmo residiu por mais de 29 anos neste município sendo uma referência não só a nível estadual, mas principalmente a nível municipal.

Finalizando o vereador entregou uma Placa com a descrição da homenagem a família, onde o filho do homenageado usou a Tribuna para agradecer em nome da família a homenagem recebida pelo vereador.